Tarot terapêutico: o que é e como utilizar a favor de sua saúde mental
Uma ferramenta para curar, perdoar e alcançar o equilíbrio emocional
Se você está procurando um remédio para se curar mentalmente, então, o Tarot terapêutico é para você! Mas o que é? Como funciona? Quais são seus benefícios? Aqui, eu explico!
Em pleno ano de 2024, não podemos dizer que não existem alternativas suficientes para conseguir lidar com a depressão ou a ansiedade: basta pesquisar um pouco na internet para saber mais sobre o assunto e conhecer as diferentes opções que temos para melhorar nossa saúde mental.
Certamente você já ouviu falar do tarot - uma disciplina na qual podemos saber o que o futuro nos reserva. Funciona por meio de cartas que, quando interpretadas em determinada ordem, sanam dúvidas e preocupações.
Embora não haja absolutamente nada de errado com horóscopos e esse tipo de prática, essa prática tem sido criticada há muitos anos. O que poucos sabem, no entanto, é que existe outro tipo de baralho que é muito útil para quem está sofrendo uma crise emocional.
O que é tarot terapêutico?
A versão terapêutica desta disciplina é uma jornada espiritual que visa curar feridas passadas, equilibrar a nossa essência e eliminar bloqueios energéticos que afetam o nosso bem-estar físico e mental.
Qual é a diferença entre o tarot tradicional e o terapêutico?
Entre as principais diferenças que encontramos está que enquanto, no tradicional, existe a crença de que o futuro já está “escrito” e que as cartas nos permitem saber o que acontecerá lá na frente , neste que também é conhecido como tarô evolutivo, transpessoal, psicotarô ou taroterapia, recebemos orientações sobre como podemos fazer a diferença e mudar as circunstâncias que vivemos com inteligência emocional. Além disso, também nos permite compreender a raiz dos problemas para curar a partir disso.
Como funciona o tarot terapêutico?
A leitura do tarot terapêutico baseia-se na figura da Cruz Celta (também utilizada no tarot tradicional), de forma que sejam retiradas 10 cartas do baralho, que terão uma posição específica, dependendo da ordem em que as tirarmos. A partir daqui, as cartas revelarão a nossa situação atual, mostrando-nos os nossos erros, bem como os padrões que repetimos dos nossos pais e que estão impedindo o fluxo.
Em que princípios se baseia o tarot terapêutico?
- A vida como produto de nossas decisões e não de circunstâncias.
- As decisões que tomamos são baseadas em nossas crenças e padrões de comportamento.
- O principal obstáculo para alcançar a realização em qualquer aspecto da vida somos nós mesmos.
- Atraímos o que precisamos para crescer e não o que pensamos.
- Cada um de nós carrega dentro de si o potencial necessário para ser realizado em todos os aspectos e, também, ser feliz.
NOTA: O tarot terapêutico NÃO substitui em nada a terapia.